quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Falta de talento

Quando li o texto “Digam não ao comunismo intelectual”, descobri que não possuo talento e que preciso descobri meus dons (já que nasci sem eles). Apesar de o autor declarar que “é uma coisa que nasce com o sujeito”, acho que preciso aprender algumas técnicas para ver se aflora, ao menos, uma aptidão.
Já tentei inúmeras. Comecei pela música. Na adolescência, como cantava bem, entrei num coral. Abonei, pois mudei de cidade. Entretanto, achava que ainda encantava. Só que as pessoas me ouviam mal. Com isso, a segunda alternativa foi deixada de lado, o violão. Tocou, tem que cantar. Aí, já viu... Pensei no sax. Puramente pela beleza do instrumento e pela sua magia. Mas já imaginou andar com um trambolho daquele nas costas?
Nova opção: trabalhos manuais. Tentei bordado e pintura. Além de não ter coordenação motora, faltava-me paciência para executar atividades meticulosas.
Arrisquei no teatro. Foi uma fase encantadora. O professor dizia que eu atuava bem, tinha “estilo” e levava jeito para produzir. Joguei-me de cabeça. O espetáculo de encerramento contou com a minha colaboração na produção. Na brincadeira, a convivência com pessoas diferentes mostrou que não consigo aceitá-las facilmente. O curso terminou e ficou por isso mesmo.
A fotografia foi a sexta alternativa. E essa foi, sem dúvida, a melhor, a que trouxe acréscimos duradouros. A atração não estava somente nas belas imagens que eu poderia captar e em torná-las perenes. Estava também no poder da visão e na busca por algo mais. Entendi que o meu olhar desejava sempre mais do que lhe era dado a ver. Giordano dizia que os olhos são “a fonte do conhecimento sensível” e a fotografia abriu, então, as portas para outras artes: a filosofia e o cinema. Nessas, apenas fiz parte da platéia.
Confesso que a paixão também foi por causa do professor (era tão lindo... Um dia ainda escrevo sobre ele). E, nessas idas e vindas, a fotografia ficou para trás. E não busquei outro hobby que despertasse algum talento.
Agora, surgiram umas idéias.
1. Dança. Por duas razões: para não ser tachada de falsa baiana (“Baiana é aquela que entra no samba de qualquer maneira, que mexe, remexe, dá nó nas cadeiras e deixa a moçada com água na boca...”) e porque necessito fazer alguma atividade física (não me vejo numa academia e nem acordando cedo para caminhar na praia). Abriu uma escola bacana perto de casa, tenho companhia, o cabelo não é mais problema...
2. Cozinhar. Não sou Amélia. Não quero ser Amélia. Mas saber fazer pratos tentadores tem seu charme. Já olhei uns cursos no Senac e na Perini. Estou com o de comida japonesa na cabeça...
3. Dirigir. Certo. Esse é o mais complicado. Não gosto de carros e não penso em dirigir. No entanto, algo me diz que o aprender funcionará como uma libertação....
As três ainda são vagas. Preciso amadurecê-las e ver no que dá...

13 comentários:

Samy Teixeira disse...

Ai como adoro seus texto!!
Normal essa busca pelos nossos dons, e não acho que fazer várias coisas e não se descobrir nelas não tem nada demais, eu mesma ja tentei algumas coisas, as ultimas foram o teatro, que saí nem sei por que, e agora tô na dança de salão.. eu AMO dançar.. mas a dança de salão não me satisfaz mais.. talvez seja o tipo de dança, queria até sair e tentar outra coisa mas meu pai não gostou muito da idéia, ele diz que como eu nunca levo nada adiante se eu sair da dança ele não paga mais nada pra mim, é meio chato continuar forçado mas eu me fio pelo amor à dança (em geral) e pelo fé que tenho no meu poder de persuasão.. hahaha.. enfim.. tem tanta coisa que queria fazer... eu vou contar uma coisa que ainda não contei a ninguém mas eu tenho uma lista de coisas que quero fazer para me tornar uma "lady".. são coisas quero aprender na minha vida... tema dança que tenho até uma idéia já que fiz jazz quando criança, sempre dançei o axé (como legítima baiana) e agora a dança de salão, mas acho lindo o balé.. mas não sei se tentaria um dia.. afinal cada dia fico mais velha pra essas coisas... outra coisa é lingua.. eu arranho o inglês mas ainda quero me aprofundar nele e quero aprender o francês.. quero aprender um instrumento.. ja tive aulas de teclado que pra variar "abandonei" penso em voltar (eu penso em voltar pra tudo que abandono) mas gosto da flauta e do violino tb... quero saber falar bem.. pricipalmente é público.. logo gostaria de faezr um curso de oratória... tem o teatro.. ainda penso em encenar de verdade alguma coisa... tem o desenho.. que defenitivamente aprendi que não é apenas questão de dom.. qualquer um que quiser pode aprender.. mas quem já tem dom facilita muuuito mais... curso de maquiagem...etc.. são pequenas coisinhas quero fazer antes de morrer pra me tornar verdadeiramente uma lady... falei isso tudo pra vc ver que vc não etsá sozinha nesse mundo de buscas... agente ta smepre procurando se descobrir em alguma coisa e acho super válida essa busca.. não que agente não tenha talenta pras a coisas que agente já tentou fazer... agente apenas não se identifica tanto ou as circunstancias nos impedem de continuar... Discordo completamente do texto “Digam não ao comunismo intelectual”, acho que quem tem dom tem mais facilidade de se destacar por ex. mas uma pessoa que não sabe escrever pode sim aprender e vir a ser um bom escritor e esse quadro pode ser adequado a muitos outros casos.. afinal o que é bom e o que é ruim? isso é relativo.. não dá pra definir vc é bom e vc é ruim.. há quem diga que as letras de djan são péssimas.. ele está errado?... é tudo questão de opnião... é questão de encontrar o seu público...
Apóio vc 100% a tentar todas as 3 opções.. e identificar a que mais te a que vc mais se identifica.. quem sabe vc n se identifica vom as 3... Eu também não sou fãn de dirigir não, mas confesso que realmente dá uma imensa liberdade... quando aprander a cozinha me convida pra comer pq isso eu faço bem! hahahaha... Ah sim... queria ter perguntar mas fi quei sei lá com vergonha.. c deu definitiva foi? é pq as vezes q te vi vc smepre tava de escova aí não sabia se vc tinha feito algo mais drástico.. mas enfim o que quer q c tenha feito eu gostei ^^ agora um conselho.. hidrate muuuuito seu cabelo depois de qualquer química é sempre mto importante hidratrar.. a hidatração melhora na queda de cabelo.. o meu mesmo ta caindo por que eu to hidratando pouco... bem melhor eu ir esse comentario ja deve ter virado um post de tão grande.. mas enfim.. adoro mesmo o seus textos.. vc me inspira.. e eu acabo falando d+!!
Beijão linda!!!
=****

Samy Teixeira disse...

Desculpa o texto tão longo e cheio de erros e letra comidas..
=D

inutilia sapiens disse...

pés fofos é?
hunf.
=)
lisonjeado um tanto fico!!!

você tem sim...
infinitos talentos!
escrever é um deles, não pare nunca, sentimentos tantos aqui, intensidade.
faz com que as pessoas entrem na sua história!

besos, moça.

ps: agradeço os elogios.

.raphael. disse...

Adorei!
Bom demais! Tudo muito sutil no seu texto!
Você esqueceu de citar uma alternativa! Escrever! Essa você nào desistiu!

Ainda bem!

Quanto às idéias; dançar é muito bom, faz bem à cabeça, ao corpor, à alma! Vá em frente quanto a cozinha japonesa, é uma das minha favoritas e aconselho! E quanto a dirigir, tudo se transforma depois dessa liberdade!

:)

Bjaoo, gostei de tudo aqui!

PS: vou linkar vc no meu blog, blz?

Camis disse...

hm, dançar e bom... cozinhar é uma delícia e dirigir realmente te dá uma crença de asas... mas na verdade não há necessidade em ser o melhor em uma única coisa. tudo que a gente aprende com certeza vai agregando na nossa vida e de repente vc percebe que um pouquinho de tudo te dá uma super aptidão rpa alguma coisa. eu sou produtora de cinema, tv, e afins e todas as mil experiências que tive antes só me ajudam. não sou fera em nada, mas é isso que me torna uma profissional pau pra toda obra...
ai, ficou meio confuso, né?
beijo

Anônimo disse...

Olha...
vou ter q concordar com as pessoas aí, acima: um dom vc já tem, a escrita.
além de escrever super bem, acaba envolvendo o leitor q, qdo vê, já terminou de ler!
continue assim...
e continue a busca.
Talento nunca é demasiado.

AH!
valeu mesmo pela visita ao Cacofoniando!
muito feliz com ela...

beijomeu.

Comissão Pró-Índio de São Paulo disse...

bonito seu espaço aqui!

vou te inkar, tá?

Beijos

=]

- disse...

Obrigada por desejar boas vindas! Desculpa a demora p/ responder...

Comentando as opções. Acho dança beeem legal!

(:

Anônimo disse...

Faça dança!!! Eu recomendo... rs.
Beijos!

Anônimo disse...

Ah, e você é a baiana legítima, viu?

Anônimo disse...

AH! Poxa... q bom q vc apreciou aquele trechinho. É assim, né?! A gente perde sempre pra encontrar, mesmo se não for a mesma coisa. RS!

Vou te linkar, td bem?

beijomeu.

Anônimo disse...

Bom,primeiro creio que nada disso dependa de um dom sempre!Por que não aprender?? É sempre um ponto a favor!Fora que com tanta coisa que vc já fez,algo de bom sempre acaba levando...e isso é massa!!!! :D
Por sinal,adorei as 3 futuras opções;primeiro pq vc me esculhambava qd eu dizia q queria fazer dança e agora te vejo assim...principalmente flopy!kkkk ; segundo que cozinhar é maravilhoso e qd achar o curso me avisa q tb quero; e terceiro que dirigir no início é complexo e caro(eu q o diga!) mas vale a pena sim!
Vá em frente.

Robertinho disse...

Olá! Te encontrei nos comments lá do Léo Aquino (Repensando bem)...

Gostei do texto! Não desiste da escrita não, hein? E aposto que vc não deve cantar mal não...

E continue procurando outros hobbies tb... ja tentou quebra-cabeça? É bom! Quem sabe poker? É interessante tb... Há quem diga que tem que ter aptidão pra isso tb, mas vai saber...

Bjos!