domingo, 9 de dezembro de 2007

Eterna

“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada”.
.
“Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor. Que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não mata”.
.
“A vida é igual em toda a parte e o que é necessário é a gente ser a gente”.
.
“As palavras são sons transfundidos de sombras, que se entrecruzam desiguais, estalactites, rendo, música transfigurada de órgão”.
.
“Não sou relativo, sou infinito, por isso me reflito em cada ser que encontro”.
.
“Sou tão misteriosa que não me entendo”.

Hoje faz 30 anos que Clarice Lispector morreu e eu não poderia deixar de postar aqui algumas de suas pérolas, pois a tenho como a maior escritora de todos os tempos.
Ler Clarice me alimenta e me inspira. É como dizia Guimarães Rosa: “Eu a leio não para pensar em livros, mas para pensar em mim”. Ela explorava a alma humana com tenacidade na busca do indizível e conseguia traduzir nossos mistérios mais íntimos com seus registros de sensações, pensamentos, sentimentos. Em suas obras, sinto-me compreendida e submersa por suas palavras, pois ela falava da alma.
.
“Sou uma pessoa que tem um coração que por vezes percebe. Sou uma pessoa que pretendeu pôr em palavras um mundo ininteligível e um mundo impalpável. Sobretudo, uma pessoa cujo coração bate de alegria levíssima quando consegue em uma frase dizer alguma coisa sobre a vida humana ou animal”.
.
Mas o que mais me encanta é sua fome insaciável de pergunta. O mundo a intrigava. E desassossegava também. Ela disse em A Hora da Estrela: “Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas continuarei a escrever”.
.
“Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro...”.
...
“Ler Clarice é viver em permanente estado de paixão.
Viver essa experiência de ser leitor de Clarice é uma aventura no que ela tem de imprevisível, surpreendente, perigoso, ao mesmo tempo é um presente porque quando se está lendo Clarice você se sente especial dentro deste universo criado por ela. Especial porque você consegue se reconhecer como um ser humano cheio de limitações, sujeito às adversidades da vida, ao fracasso, às crises, mas também capaz de trilhar um caminho repleto de descobertas, de sustos, de grandes alegrias, de momentos de êxtase, vertigens, delírios.
Ler Clarice é a possibilidade de viver intensamente o que se é”.

Teresa Montero, biógrafa da autora.


11 comentários:

Samy Teixeira disse...

Clarice é tudo de bom!

Isaque Viana disse...

Rapaz, eu namoro a Clarice lispector.. Logo vai ter um comentário dela aqui. Cê vai ver...
Outro dia estava vendo um documentário sobre a dona Lispector. Olha...
Só uma palavra:
incrível.


bjs

Isaque Viana disse...

puxa, agora que eu vi...
cê comentou em vários posts meus!
Nossa, fiquei super contente e emocionado agora.
Olha, vou linkar seu blog, tá?

beijo grandão

Anônimo disse...

E pensar q ela não gostava muito do q escrevia, mas escrevia para viver.

Clarice é o meu maior ícone, minha referência e meu porto-seguro para os momentos mais decisivos.

Q linda homenagem!
beijomeu.

Unknown disse...

hauahuahuuhahauha

será?

Só se a criança puxar a mãe.. se puxar o pai... lascou.


Moça,

beijos

hauhahuhauhua (o comentário vai ficar lá)

Comissão Pró-Índio de São Paulo disse...

AMOOOO
ontem vi uma peça sobre ela, simplesmente suspirante.
amo!

Beijos linda!

Camis disse...

Clarice é a minha preferida!!!!!
Amo, amo, amo!
beijos

Heliarly F. Rios disse...

Essa aí eu uma Deusa mesmo, pras Mulheres... É unanime... Só nuca vi nigué, dizer que: "imprevisível, surpreendente, perigoso, ao mesmo tempo é um presente porque quando se está lendo Clarice você se sente especial" Manero mesmo... dá até vontade de ler/conhecer!

.raphael. disse...

é.. Clarice é algo que só a alma pode explicar, quando a lemos, o tempo e o mundo para, só a respiração é o único som que ouvimos. É Inexplicável e ao mesmo tempo prazeiroso demais!

Sem saber desse sua homenagem, coloquei no meu último post um trecho de Clarice!

Bjaoo

Leo Sousa disse...

Nossaa.. agora to em dúvida se a minha próxima leitura vai ser clarisse ou saramago
me ajuda si

bjoo

Anônimo disse...

! ! ! A-M-O ! ! ! !
E só sei sentí-la